Intercâmbio Nacional - Alunos USP

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ENTRE AS
UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS USP/UNESP/UNICAMP

É facultado ao aluno de Graduação, regularmente matriculado em qualquer curso da USP, a partir da integralização de 20% dos créditos, cursar disciplinas de graduação em outras instituições de ensino superior, nas Universidades Estaduais Paulistas (UNICAMP/UNESP/USP).

Pelas disciplinas cursadas, o aluno receberá o número de créditos que a Comissão de Graduação estimar corresponderem às disciplinas em que comprovadamente logrou aprovação, dentro do limite máximo de 20% do total de créditos do curso da USP.

Os créditos obtidos serão lançados em disciplina optativa própria, denominada  “Atividades desenvolvidas em outras instituições brasileiras de nível superior”, conforme o caso, em que o aluno ficará matriculado durante a realização da atividade aprovada.  A Comissão de Graduação poderá reconhecer equivalência entre disciplinas obrigatórias do curso e disciplinas a serem cursadas em outras instituições (Resoluções CoG 4605/98; 4661/99 e 4974/02).

Para participar do programa de intercâmbio nacional, na condição de estudante especial nas Universidades Estaduais Paulistas, o aluno de graduação da FFLCH deverá comparecer à CCInt-FFLCH, com os seguintes documentos:

• programas das disciplinas que deseja cursar na universidade escolhida;
  • requerimento de intercâmbio nacional devidamente preenchido;
  • histórico escolar
  • 1 foto 3X4.

Prazos para entrega dos documentos:

Intercâmbio no 1º semestre: 1ª quinzena de outubro
Intercâmbio no 2º semestre: 1ª quinzena de maio

O requerimento será submetido, previamente, à análise da Comissão de Graduação para a autorização do plano de estudos.

Após as providências acima, o aluno deverá se dirigir à instituição pretendida para efetuar a matrícula.

Imagem Informações - Prorrogação de Intercâmbio

Imagem Informações - Aproveitamento de Estudos