Aproveitamento dos Créditos das Disciplinas Cursadas

Ao término do período total do intercâmbio (de graduação), o(a) estudante deverá solicitar o aproveitamento dos créditos das disciplinas cursadas na universidade estrangeira. Para isso, deverá ter em mãos o seu boletim, com as notas e créditos das matérias, e também as ementas/programas dessas disciplinas. O(a) estudante poderá solicitar o aproveitamento dos créditos como optativas livres e/ou eletivas e, excepcionalmente, como equivalência* com alguma disciplina obrigatória do seu curso. Nesse caso, o pedido será encaminhado para análise de um docente da área de estudo do(a) aluno(a).

Os créditos obtidos serão lançados no histórico escolar do(a) aluno(a) (Sistema Júpiter), no semestre correspondente ao período de intercâmbio, dentro do limite máximo de 20% do total de créditos do curso da USP. É importante ressaltar que o aproveitamento de créditos é obrigatório e enquanto não concluir esta etapa o(a) aluno(a) ficará impedido de colar grau do bacharelado.

• Relatório de intercâmbio

Antes de enviar o pedido de aproveitamento de créditos, o(a) estudante deverá preencher o relatório online de término do intercâmbio, disponível no link: https://forms.gle/B47v35ZiSyNe1RFd8.

• Como fazer o pedido do aproveitamento dos créditos?

1. Acessar o site** www.intercambio.fflch.usp.br e fazer o login com sua senha única de acesso aos Sistemas USP (a mesma senha utilizada para acessar o sistema Júpiter).

2. Clicar na opção "Nova solicitação", escolher o país, instituição de destino, fazer o upload do boletim da universidade estrangeira (pdf) e clicar em "Enviar". Caso o(a) estudante tenha mais de um boletim, deverá anexar todos num arquivo único.

3. Inserir as informações solicitadas de cada disciplina cursada (nome, ementa, quantidade de créditos, etc) e informar como gostaria de solicitar o aproveitamento de cada disciplina: optativa livre, eletiva ou equivalência com obrigatória do curso. IMPORTANTE: as informações inseridas deverão estão estar exatamente como constam no boletim, e não é necessário fazer nenhuma conversão de notas ou créditos.

4. Ao terminar de inserir as disciplinas, clicar no botão "Já inseri todas as disciplinas e quero enviar o pedido para análise". Atenção: após enviar o pedido, não será mais possível fazer alterações.

*Não é possível solicitar aproveitamento de créditos apenas como disciplinas obrigatórias, a prioridade do intercâmbio é como optativa (livre ou eletiva).

**O site utilizado para o envio dos pedidos de aproveitamento de créditos é novo e está em fase de implementação. Qualquer problema, sugestão ou crítica, por favor entre em contato conosco através do endereço international.fflch@usp.br.