Pesquisador visitante

A USP recebe pesquisadores de outros países para eventos, pesquisa e intercâmbio. O pesquisador pode ser um aluno de pós-graduação de uma universidade estrangeira ou um professor. Veja abaixo as informações para cada categoria:

PESQUISADOR - ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Estudantes estrangeiros de pós-graduação podem realizar intercâmbio na FFLCH para cursar disciplinas e/ou realizar pesquisa. Como a USP é uma universidade pública na qual os alunos não pagam taxas acadêmicas, é possível receber estudantes sem a existência de um convênio de cooperação internacional firmado.

Para a realização do cadastro do estudante no sistema Janus é necessário que ele permaneça, no mínimo, 3 meses na USP, possua um tutor/orientador na Faculdade e visto de estudante.

=> Quando indicado por Universidades conveniadas:

1) Universidade de origem envia um e-mail à CCInt contendo a nomeação e documentação do aluno interessado. Mais informações no link http://ccint.fflch.usp.br/node/1680
2) A CCInt providenciará a carta de aceite para que o estudante possa dar entrada no visto de estudante tipo VITEM I ou VITEM IV. Não será possível registrar o estudante caso entre no país com o visto de turista.
3) Enfatizamos a importância do aluno ter pelo menos nível intermediário de português;

=> Quando o aluno de pós-graduação contatar o professor da FFLCH

1) O professor tem autonomia para decidir se aceitará ou não o estudante;
2) Aceitando o estudante, o Professor poderá emitir a carta de aceite para que o mesmo possa obter o visto tipo VITEM I ou VITEM IV;
3) Avisar a CCInt sobre a vinda do estudante, para que possamos regularizar sua situação.
 

PROFESSOR VISITANTE ESTRANGEIRO

O Sistema Mundus possui um módulo para cadastro de professores visitantes internacionais. Com esta ferramenta é possível gerar um número USP para o docente, assim como solicitar o cartão USP e o cartão BUSP. Com isto, o professor poderá usufruir de toda a infraestrutura da Universidade durante o período de sua pesquisa.

Para registrar o professor visitante, é necessário que o docente FFLCH responsável /departamento/ professor visitante preencha e encaminhe à CCInt o formulário de cadastro (clique aqui para fazer o download).

Vale lembrar que é necessário enviar o formulário pelo menos um mês antes da chegada do Professor, caso contrário, o cartão USP não ficará pronto. Além disso, para solicitar o cartão USP é necessário que o professor permaneça na USP por pelo menos 20 dias.