Setor elétrico brasileiro: origem e os embates pelo desenvolvimento – uma introdução

Dados do curso

Ministrante: Prof. Marcelo Squinca da Silva (Instituto Federal de São Paulo)

Idioma em que o curso será ministrado: Português.

Objetivo: A intenção do curso é abordar, de forma panorâmica e introdutória, o desenvolvimento do setor de energia elétrica no Brasil, compreendendo inicialmente seus estágios precursores e posteriormente domínio exercido pelo capital estrangeiro. A seguir, o curso adentra nos anos 1950 e 1960, os debates públicos sobre a eletricidade no país, bem como, o processo de criação da Eletrobras. Por fim, concentra-se na evolução do setor, no período que se estende entre o final dos anos 1960 até os anos 1980, caracterizado pela hegemonia da intervenção do Estado.

Programa do curso:
- Os Precursores da Energia Elétrica
- O Domínio do Capital Estrangeiro
- A Intervenção do Estado e os debates pelo desenvolvimento

Bibliografia:
​​​​​​​BRANCO, Adriano Murgel. (Org.) política energética e crise de desenvolvimento. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2002.
BRANCO, Catullo. Energia elétrica e capital estrangeiro no Brasil. São Paulo: Alfa-Ômega, 1975.
CABRAL, Ligia M. M. et alli. Panorama do setor de energia elétrica no Brasil. Rio de Janeiro: Centro da Memória da Eletricidade no Brasil/Eletrobras,1988.
CASTRO, Nivalde de. O Pacto de clivagem no setor de energia elétrica no Brasil: 1945-1962. São Paulo: Fundação Energia e Saneamento (Anais), V.1, Páginas: 82-96, 1987.
COTRIM, Lívia. Industrialização e bonapartismo – o ideário de Getúlio Vargas (1935-45). Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas, Rio das Ostras, v. 25, n. 2, pp. 220-252, nov. 2019.
DEAN, Warren. A industrialização de São Paulo. São Paulo. Difel, 1971.
DIAS, Renato Feliciano, (coord.), Notas sobre racionamento de energia elétrica no Brasil (1940-80). Rio de Janeiro, Centro da Memória da Eletricidade no Brasil/Eletrobras, 1995.
DRAIBE, Sônia. Rumos e metamorfoses: Estado e industrialização no Brasil - 1930-1960. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.
FARIA et ali. Energia e Desenvolvimento: 70 anos da Companhia Paulista de Força e Luz. Campinas, CPFL, 1982.
FONSECA, Pedro Cesar. Vargas: o capitalismo em construção. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989.
HENDERSON, William. A revolução industrial 1780-1914. S. Paulo: Verbo/Edusp, 1979.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos. São Paulo, Cia. das Letras, 1999.
__________. Tempos interessantes: uma vida no século XX. São Paulo, Cia. Das Letras, 2002.
IANNI, Octavio. A ditadura do grande capital. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1981.
LANDES, David. Prometeu desacorrentado. Rio de Janeiro. Campus, 2005.
LEITE, Antonio D. A energia do Brasil. São Paulo, Nova Fronteira, 1997.
LIMA, Medeiros (org.). Petróleo, energia elétrica e siderurgia: a luta pela emancipação – um depoimento de Jesus Soares Pereira sobre a política de Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.
MAGALHÃES, Gildo. Força e Luz: eletricidade e modernização na República Velha. São Paulo, UNESP/FAPESP, 2000.
MARANHÃO, Ricardo. Estado e capital privado na eletrificação de São Paulo, in: SZMRECSÁNYI, Tamás. e MARANHÃO, Ricardo. (orgs.). São Paulo: ABPHE, EDUSP, Imprensa Oficial, 2002.
_____________. O poder da canadense. In: Memória, São Paulo, DPH Eletropaulo, v. 2, n. 2, 1989.
PIRES, Marcos Cordeiro (org.). Economia brasileira: da colônia ao governo Lula. São Paulo, Editora Saraiva, 2011.
RUI, José Carlos. “As costas largas da light” in: FIALHO, A. Veiga (org.). Compra da Light: o que todo brasileiro deve saber. São Paulo, Civilização Brasileira, 1979.
SALAMA, Pierre; VALIER, Jacques. Uma Introdução à Economia Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
SILVA, Marcelo Squinca da. Energia Elétrica: estatização e desenvolvimento, 1956-1967. São Paulo: Alameda Editorial, 2011.
_________. Privatistas e nacionalistas na história do setor elétrico: do Código de Águas à Eletrobras. In: MAGALHÃES, Gildo. (Org.) O progresso e seus desafios: uma perspectiva histórica de ciências e técnicas no Brasil. São Paulo. Alameda, 2017.
_________. A Política do setor elétrica nos anos dourados. São Paulo: Alameda Editorial, 2018.
SOUZA, Nilson Araujo de. A longa agonia da dependência. São Paulo, Alfa-Omega, 2004.

Período

Dias 5, 6, 7 e 8 de abril de 2021, das 14:00 às 17:00 (on-line). O link para acesso às aulas será enviado por e-mail aos alunos inscritos.

Gratuito.

De 23 de março a 01 de abril de 2021.

Link para inscrição: http://ccint.fflch.usp.br/summer_school_inscricoes

Vagas: 80 (por ordem de inscrição).