América do Sul-EUA: dinâmicas e padrões do complexo regional de segurança

Descrição: Este projeto parte da seguinte hipótese: realmente, a agenda de política de segurança dos Estados Unidos para América do Sul não se localiza numa escala de alta prioridade, porém a mesma denota coerência e consistência, por razões que discutiremos ao longo do texto. De outro lado, os Estados Unidos tem securitizado sua agenda de segurança para América do Sul. E a desecuritização não acontece em parte porque os países sul-americanos não têm capacidade de iniciativa em matéria de Segurança regional, o que leva a que em alguns casos problemas políticos e/ou sociais domésticos sejam internacionalizados pela via da securitização ou em parte porque há sobreposição de visões, quer dizer atores locais compartem da visão securitizada dos Estados Unidos. Por securitização entendo, seguindo a Buzan e Waever (2003), um processo em que os problemas políticos, e que reclamam políticas públicas para seu tratamento, são transformados em problemas de segurança (Messari, 2004). Essa hipótese se desdobra em quatro teses: 1. As ameaças percebidas pelos Estados Unidos na América do Sul não são tradicionais, elas são percebidas no nível de atores não-estatais, especialmente o narcotráfico e o terrorismo, isto é, ameaças não-territoriais. 2. No plano operacional, parte das estratégias de defesa que se desenvolvem globalmente, também se aplicam à América do Sul, e dizem respeito à capacidade de mobilização de forças militares, como bases e outros tipos de presença militar que definem alvos prioritários, especialmente a produção e interdição de drogas ilícitas. Mas também as novas formas através das quais os Estados Unidos operacionalizam a presença militar na América do Sul desenvolvem frente a populações locais funções e tarefas não tradicionais, (softs) como a de ajuda humanitária, que diferenciam sua presença daquelas do passado. 3. As políticas de segurança e defesa para a América Latina, e, particularmente para a América do Sul, mostram que a região está sendo incorporada, paulatinamente.

Docente responsável: Rafael Antônio Duarte Villa