Descrição: O objeto deste projeto de pesquisa é o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil. O projeto focaliza, especificamente, doações realizadas por empresas para o financiamento de campanhas eleitorais de deputados federais eleitos pelos estados brasileiros para as quatro últimas legislaturas (1995-1999; 1999-2003; 2003-2007; 2007-2011) e para a legislatura seguinte (2011-2015). O objetivo geral do projeto é analisar a influência dessas contribuições de campanha sobre o comportamento parlamentar dos deputados federais. O projeto visa testar quatro hipóteses que estão presentes na literatura sobre financiamento de campanha: (i) o êxito dos candidatos está relacionado de forma positiva e direta ao montante recebido de financiamento eleitoral; (ii) pessoas jurídicas são a fonte principal das contribuições de campanha; (iii} pessoas jurídicas que atuam em setores econômicos particularmente expostos à intervenção do governo, tais como os setores financeiro, de construção e de indústria pesada, são responsáveis pela maior parte das contribuições de campanha destinadas aos deputados federais efeitos; (iv) a atuação parlamentar dos deputados federais eleitos é condicionada pelos interesses das pessoas jurídicas que financiam suas campanhas eleitorais. Esta influencia se observa tanto na apresentação, análise e votação de projetos que envolvem gastos governamentais diretos, quanto de projetos que não envolvem tais gastos (por exemplo: benefícios tributários, regulamentação favorável de atividades empresariais etc.). A prática do financiamento-de campanhas eleitorais complementa a prática do lobby como modalidades de ação política do mundo empresarial. O estudo da ação política do empresariado tem sido o objeto central de minhas pesquisas ao longo dos últimos anos.
Docente responsável: Wagner Pralon Mancuso