Raça, etnicidade, sexualidade e gênero em perspectiva comparada

Descrição: Projeto Conjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS USP) e Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (PPGCS-UFPA). Este projeto visa explorar a dinâmica da classificação por cor/raça, etnia, gênero e orientação sexual em São Paulo e em Belém, cidades que têm lugar de honra no desenvolvimento dos estudos de relações raciais e da pesquisa sobre construção de identidades (homos)sexuais na sociedade brasileira. Assim, iremos retomar dois importantes campos etnográficos dos campos das relações raciais e sexualidade e (re)visitar algumas das principais questões e teorias que marcaram as ciências sociais nas últimas décadas. Buscaremos abordar raça, etnia, sexualidade e género como categorias articuladas que se materializam em corpos, coletivos e relações, com vistas a refinar a compreensão do papel desses marcadores da diferença na configuração de hierarquias sociais complexas, que operam com frequência de modo tenso e contraditório. O estudo comparativo sobre as interfaces entre raça, etnia, gênero e sexualidade permitirá ainda lançar luzes sobre a dinâmica da cor e das performances de gênero nos mercados do amor e do sexo, incluindo as relações afetivo-sexuais inter-raciais, o mercado de trabalho e o lazer, as vivências das múltiplas formas de discriminação, as experiências na área da saúde sexual e reprodutiva, entre outros. Como se trata de um projeto de cooperação acadêmica, as viagens e missões visam, para além da pesquisa, ampliar a cooperação entre os dois programas de pós-graduação e suas linhas de pesquisa afins ao tema do projeto (Marcadores Sociais da Diferença. PPGAS-USP e Identidade, etnicidade e gênero: diferenciações e multiplicidades e Populações Amazônicas, do PPGCS-UFPA): possibilitar intercâmbio entre jovens pesquisadores e estudantes do Norte e do Sudeste; e formar pesquisadores sensíveis às questões relativas ao complexo intercruzamento entre raça, etni.

Docente responsável: Júlio Assis Simões