De Mulher a Malu: Gênero nos seriados da TV brasileira

Descrição: Esta pesquisa visa uma reflexão sobre a atuação da mídia na construção do gênero, com foco na Rede Globo, abordada aqui como uma esfera de construção de sentidos simbólicos na sociedade brasileira. A discussão teórica de fundo trata a mídia como uma tecnologia do gênero (Lauretis, 1994), buscando refletir como isso se dá de fato. Os casos empíricos escolhidos para esta reflexão permitem a pesquisa tanto na esfera da produção como da recepção, numa abordagem metodológica de antropologia da mídia (Ginsburg at al., 2002), na qual a pesquisa se dá em diversos locais. Em termos da produção de sentidos na esfera da televisão, pretende-se analisar a atuação social, politica e simbólica de agentes que influenciam e atuam na produção da mídia, sejam profissionais internos à produção e à emissora (autores, produtores, diretores), sejam setores sociais e agentes especializados com o objetivo de interferir nas construções promovidas (anunciantes, consultores, órgãos públicos e movimento _social). Para tanto, são dois os objetos empíricos recortados a partir das produções de TV. Por um lado, pretendo aprofundar um estudo sobre a interação entre mídia e movimento social através do seriado Malu Mulher, exibido pela Globo nos anos de 1979 e 1980, em sua relação com o feminismo. Por outro, para analisar a relação entre mídia e órgãos do estado, o seriado Mulher (1998-99) e a intenção de promover através desta narrativa mensagens educativas relacionadas à saúde da mulher.

Docente responsável: Heloisa Buarque de Almeida