Antropologia da Performance: drama, estética e ritual

Descrição: Acima de tudo, procura-se contribuir para a formação de um campo de pesquisa. O projeto surge como a expressão de um esforço que vem sendo desenvolvido desde os anos de 1990 por pesquisadores do Departamento de Antropologia da USP e do Instituto de Artes da Unicamp, agora reunidos no Núcleo de Antropologia de Performance e Drama (Napedra) em torno de uma proposta comum. Ressalta-se a produção desse grupo - através de publicações, teses, dissertações e monografias            e suas iniciativas na organização de grupos de trabalho, fóruns de pesquisa e simpósios - em âmbitos nacionais e internacionais visando a consolidação do campo. Trata-se, do surgimento de uma área de estudos relativamente nova no Brasil no campo da Antropologia.

Ressalta-se a abrangência do campo. Em torno do conceito de performance - propício para o desenvolvimento de perspectivas inter (e anti)-disciplinares - é possível reunir estudos desenvolvidos em múltiplas áreas de pesquisa, desde ritos indígenas a festas populares, literatura oral, manifestações religiosas, encenações cotidianas, relações de gênero, identidades étnicas, psicodramas, música, dança, teatro, cinema e movimentos sociais. Supõe-se não apenas a relevância da antropologia da performance para o estudo das variadas formas de ação simbólica no Brasil, mas, também, a relevância dessas formas para se repensar questões da antropologia da performance. Busca-se explorar alcances e limites de abordagens de performance para o estudo de variadas formas expressivas no Brasil. Isso, inclusive, a partir de um lugar específico - o Napedra – onde determinadas abordagens nessa área de estudos vem despertando um interesse especial. Espera-se que essas pesquisas contribuam para o alargamento do saber, em suas variadas formas, a respeito do homo performans.

Docente responsável: John Cowart Dawsey