Um diálogo entre a produção antropológica brasileira e britânica sobre família, parentesco e relacionalidades rurais no Brasil

Descrição: Este projeto tem por propósito a aproximação de abordagens antropológicas recentes sobre a família no Brasil, sobretudo em universos ditos rurais e em pequenas comunidades, às elaborações teóricas contemporâneas em torno do parentesco que se vêm desenvolvendo, especialmente no Reino Unido. Os dados recolhidos e as análises formuladas em minhas pesquisas anteriores, no sertão de Pernambuco e no norte do Mato Grosso, constituirão o material empírico privilegiado, com vistas à elaboração de sínteses mais gerais sobre o tema, em consonância com trabalhos realizados por outros pesquisadores no Brasil.

Este trabalho visa mais do que a aproximação de dados empíricos obtidos no Brasil a modelos teóricos estrangeiros. Sobretudo, propõe um diálogo entre proposições analíticas antropológicas formuladas no Brasil e no Reino Unido atualmente. A escolha da Universidade de Edimburgo para sediar esse trabalho se deve à supervisão da Dra. Janet Carsten, referência fundamental nesse campo de debates, e tem em vista o estreitamento do diálogo já iniciado com outros professores e estudantes de antropologia social da Escola de Ciências Sociais e Políticas daquela Universidade. O período de permanência em Edimburgo proporcionará minha participação em seminários e em eventos acadêmicos; o acesso a uma vasta literatura em parte indisponível no Brasil; o estreitamento de vínculos acadêmicos com pesquisadores de ponta na área do parentesco; a preparação de artigos para a publicação, resultantes deste projeto.

Docente responsável: Ana Claudia Duarte Rocha Marques