Descrição: O veio principal que permitiu que a filosofia fosse escrita em língua árabe deu-se pelo encontro do mundo muçulmano com a filosofia de língua grega, já nos primeiros anos do islã. A extensa produção dos principais autores entre os séculos IX d.C./ III H. e XIII d.C./ VII H. deu nova fisionomia à filosofia, chegando a unir, por exemplo, o aristotelismo ao platonismo – pensamentos aparentemente irreconciliáveis – em sistemas de grande envergadura. Ao período de tradução e recepção da filosofia grega ao mundo árabo-islâmico, seguiu-se a sistematização da filosofia em língua árabe realizada por Ibn Sina (Avicena), notadamente a partir das obras de Al-Farabi. Por sua vez, crítica e revisão, seguiram-se a esse período, por meio das obras de Ibn Rushd (Averróis) e de Ibn Khaldun, completando o ciclo da produção da falsafa no período clássico do islã. O impacto deste segundo período provocou revisões epistemológicas de toda ord em, colocando a falsafa, entre outras coisas, como um dos elementos constitutivos do pensamento medieval latino, a partir do século XIId.C.
Docente responsável: Miguel Attie Filho