Gênese e significado da tecnociência

Descrição: O objetivo central do projeto é investigar criticamente os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, assim como pelos indivíduos que os sustentam e as instituições que os incorporam, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo central desdobra-se em vários outros: estudar as modificações ocorridas nas últimas décadas nos modos de produção social do conhecimento tecnocientífico, a maneira como essa mudança afeta o estatuto dos valores da objetividade, neutralidade e autonomia aos quais a comunidade científica tradicionalmente adere, e a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; pesquisar a história das relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, em particular o papel nela desempenhado pelas máquinas e as idéias mecanicistas; investigar problemas teóricos (artificial-natural, identidade biológica etc.) e práticos (crítica ética, proposta de alternativas etc.) particulares da biotecnologia atual a partir de uma abordagem que integra a filosofia, a biomedicina e a etologia; discutir as práticas tecnocientíficas alternativas (por exemplo, a agroecologia), a temática da bioética e as implicações de uma visão crítica da tecnociência para o ensino das ciências e para a educação em geral. É importante que essas investigações estejam abertas ao maior leque de perspectivas diferentes e que seus resultados tenham um impacto positivo na direção da pesquisa no Brasil. Para esse fim, faremos esforços para promover encontros de cientistas, filósofos e cientistas sociais, de abordagens metodológicas e perspectivas éticas divergentes, para a discussão, especialmente em contextos em que estão em jogo a legitimidade de inovações tecnocientíficas e as prioridades da pesquisa científica.

Docente responsável: Pablo Ruben Mariconda