Semiótica e Bakhtin

Descrição: Com vistas a respaldar o quadro teórico-metodológico de uma estilística discursiva, que discute as condições de emergência do corpo do sujeito em relação ao tempo-espaço que o sustenta, trazemos à luz o pensamento de M. Bakhtin e do “Círculo” a ele concernente. Então, se, para a obtenção do sujeito enunciador como identidade discursiva, partimos de um princípio que leva em conta a geração do sentido no interior dos textos, concomitantemente nos voltamos para o “outro”, para a alteridade constituinte da identidade, o que é iluminado pelo princípio dialógico da linguagem. Firmados conceitualmente numa imanência que é atravessada pela transcendência desde as profundezas da geração do sentido, interpelarmos, a partir de proposições feitas por Bakhtin e pelo “Círculo”, noções teóricas relativas ao estilo do gênero e ao estilo autoral, este obtido nas fronteiras estabelecidas com aquele, enquanto cada unidade textual vista como um todo é considerada comparativamente ou segundo o diálogo estabelecido com o que a circunda. Mediante tais pressupostos buscamos aprofundar o entendimento que diz respeito à relação entre o sujeito da enunciação e o sujeito do enunciado (grosso modo, “autor e herói”), bem como o entendimento que diz respeito à relação entre o sujeito e a cultura, as formas de vida e as práticas discursivas. Nessa busca teórico-metodológica desencadeada em relação ao estilo como corpo de um sujeito-no-mundo, paralelamente buscamos, em princípios postos por Bakhtin e pelo “Círculo”, subsídios que compõem as noções relativas: à carnavalização e à polifonia; ao cronotopo e à exotopia; ao signo e à refração ideológica; ao “discurso da vida” e ao “discurso da arte”.

Docente responsável: Norma Discini de Campos