Descrição: Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica da linguagem é um projeto que tem como tema principal o estudo das práticas de produção escrita e o ensino de gramática presentes nos materiais didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II e do ensino médio. Com base nos estudos teóricos da noção de arquitetônica de Bakhtin e o Círculo, e sua articulação com os letramentos em materiais didáticos, este projeto pretende: a) Elaborar, teoricamente o projeto de arquitetônica. Com frequência, muitos que estudam o conceito de arquitetônica o relacionam a conteúdo. Essa questão foi abordada por Bakhtin em ensaios filosóficos (1919; 1920-1924; 1920-1923). No ensaio O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária (1924), ele procura estabelecer a diferença entre forma composicional do gênero e formas arquitetônicas, atribuindo a primeira o caráter de estabilidade, teleológico , utilitário , embora inquieto disponível para realizar a tarefa arquitetônica . Já, as formas arquitetônicas são formas de valores morais e físicos do homem estético, formas da natureza enquanto seu ambiente, formas do acontecimento no seu aspecto de vida particular, social, histórica, etc. (1998: 25). Essa distinção entre forma composicional e forma arquitetônica parte da ideia de que esse último conceito nasce de um pensamento que tem o ser humano como centro de valor, porque há um homem que fala, que se interroga e que procura estabelecer relações interativas, formulando perguntas e respostas diante dos acontecimentos da vida; b) Identificar, analisar e discutir as coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (2012/2014), buscando identificar semelhanças e diferenças entre as propostas de produção escrita e as de estudos de gramática e fazer o levantamento das categorias de análise, procurando reconstituir o projeto arquitetônico das coleções no eixo histórico; c) Desenvolver subsídios para materiais didáticos dirigidos especificamente ao Ensino Médio, especialmente para produção escrita, procurando uma articulação entre os conteúdos propostos e os diferentes procedimentos metodológicos adotados, com a finalidade de proporcionar ao aluno uma formação como leitor investigador e crítico.
Docente responsável: Maria Inês Batista Campos