Edições filológicas na Brasiliana Digital

Descrição: Esta pesquisa insere-se no contexto maior dos projetos Brasiliana USP e Brasiliana Digital, iniciativas da Reitoria da Universidade de São Paulo, com a missão de custodiar e desenvolver a Biblioteca Brasiliana, no edifício especialmente construído para este fim no coração da Universidade. A esta nova condição física soma-se a construção da Brasiliana Digital (BBD), que elevará ainda mais o alcance do conteúdo dos dois acervos para fins de pesquisa geral e acadêmica, sob os moldes propostos no projeto Por uma Biblioteca Brasiliana Digital. Desde fins de 2008, o Grupo de Pesquisas Língua Brasiliana veio somar-se às iniciativas da Brasiliana USP, investigando caminhos para revelar e preparar o potencial dos textos do Acervo como fonte da língua e sobre a língua no Brasil uma área para a qual este material naturalmente se vocaciona. Temos colaborado com o grupo maior da Brasiliana USP em pesquisas experimentais iniciais junto ao Laboratório Brasiliana, inaugurado no início de 2009. Nosso objetivo de longo prazo é desenvolver instrumentos para pesquisas linguísticas com base no acervo, por meio da prospecção de materiais de interesse e do desenvolvimento e aplicação de métodos de preparação editorial e de instrumentação computacional para extração automática de informação dos textos mais antigos. Esperamos com isso fundar os alicerces para a exploração do acervo Brasiliana USP por estudiosos da história da língua, bem como formar as bases humanas, tecnológicas e materiais para o aproveitamento futuro do acervo pela comunidade de pesquisa. O presente projeto reúne alunos da graduação em letras em torno do desafio inicial de preparar edições filológicas em meio digital que permitam o tratamento computacional dos textos mais antigos do acervo para essas futuras pesquisas.

Docente responsável: Maria Clara Paixão de Sousa