A formação da personagem em Miguilim de João Guimarães Rosa e Chiquinho de Baltasar Lopes: uma abordagem linguística

Dados do curso

Ministrante: Profa. Maria Serena Felici (Università degli Studi Internazionali di Roma)

Idioma em que o curso será ministrado: Português

Objetivo: O objetivo do curso é incrementar, nos estudantes, as ferramenteas para efetuar uma leitura comparada de duas grandes obras literárias pertencentes a contextos geográficos diferentes e acomunados pela língua portuguesa. Através de uma abordagem interativa, será exercitada também a autonomia dos estudantes na elaboração de uma análise científica das obras literárias, a partir de uma perspectiva linguística.

Programa do curso: O curso se focará em duas grandes obras literárias lusófonas do século XX: Miguilim (1964), de João Guimarães Rosa (1908-1967) e Chiquinho (1947), de Baltasar Lopes (1907-1989). Apesar dos diferentes gêneros literários, com efeito, Miguilim e Chiquinho apresentam uma afinidade que tem a ver com a caracterização dos respetivos protagonistas: em ambos os casos, figuras infantis que se aproximam à idade adulta em contextos geográficos que adquirem grande importância no desenvolvimento da narrativa. Uma abordagem linguística aos textos visará analisar as escolhas lexicais, semânticas e sintáticas com que os autores mantêm constante, ao longo da narração, o ponto de vista infantil.

Bibliografia:
​​​​​​​João GUIMARÃES ROSA, Manuelzão e Miguilim, RJ, Nova Fronteira, 2011;
Baltasar Lopes, Chiquinho, Lisboa, Vega, 2006;
José Carlos Seabra Pereira, As literaturas em língua portuguesa, Lisboa, Gradiva, 2019.

Período

Dias 5, 6, 7 e 9 de abril de 2021, das 9:00 às 12:00 (on-line). O link para acesso às aulas será enviado por e-mail aos alunos inscritos.

Gratuito.

De 23 de março a 01 de abril de 2021.

Link para inscrição: http://ccint.fflch.usp.br/summer_school_inscricoes

Vagas: 80 (por ordem de inscrição).