Intercâmbio Nacional - Alunos UNESP/UNICAMP

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO ENTRE AS
UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS USP/UNESP/UNICAMP

Considerando a necessidade de aprofundar o intercâmbio na graduação, as Instituições estabelecem entre si o que se segue, de acordo com as cláusulas e condições abaixo:

As Universidades Estaduais Paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) aceitarão mutuamente créditos decorrentes de disciplinas cursadas em programas de graduação.

Cada Universidade receberá alunos das demais de acordo com a disponibilidade de vagas nas disciplinas em que houver solicitação de matrícula.

Cada aluno poderá cursar no máximo 3 (três) disciplinas por semestre. A FFLCH-USP disponibilizará aos intercambistas 03 (três) vagas por turma, as quais serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada.  Não serão aceitas matrículas nas disciplinas do 1º ano (1º e 2º semestres) dos cursos de graduação. Período máximo de intercâmbio: 2 (dois) semestres.

Documentos necessários:

1. Carta de encaminhamento da Instituição de origem autorizando o intercâmbio do interessado e mencionando o período desejado;
  2. Plano de estudos com a relação de disciplinas que pretende cursar na USP (as disciplinas podem ser consultadas através da home Page www.sistemas.usp.br/jupiterweb, acessando o link TURMA);
  3. Atestado de matrícula;
  4. Cópia da cédula de identidade;
  5. Formulário de candidatura.

A documentação deverá ser anexada pelo estudante no momento da matrícula, que será online (clique aqui para acessar o link da matrícula).

Prazos:

Matrícula 1º semestre de 2017: 13 a 16 de janeiro de 2017 (matrícula online)
Período letivo 1º semestre de 2017: 06/03 a 08/07/2017

Matrícula 2º semestre de 2017: 05 e 06 de julho de 2017 (matrícula online)

Período letivo 2º semestre de 2017: 01/08 a 15/12/2017

Observações:

Não serão aceitos pedidos de matrícula fora do prazo acima mencionado e cancelamento de matrícula.

Os alunos intercambistas devem efetuar a matrícula diretamente nas unidades responsáveis pelas disciplinas. A FFLCH se responsabiliza apenas pelas disciplinas ministradas na Unidade.

Após a efetivação da matrícula é gerado um número USP e o aluno poderá solicitar a emissão do atestado de matrícula (documento necessário para o uso da biblioteca da FFLCH e demais serviços da Universidade).

As despesas decorrentes do intercâmbio correrão por conta do aluno, sem qualquer ônus para as instituições de ensino. Na USP os intercambistas não são beneficiários dos serviços de passe escolar, carteira de identificação e Hospital Universitário (exceto em casos de emergência).

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do formulário abaixo.

FORMULÁRIO Alunos Recebidos_NACIONAL.docx29.26 KB

Fale com a CCInt