Letramento acadêmico em inglês e português: uma investigação em múltiplos aspectos

Descrição: Com a pressão crescente dos órgãos governamentais de fomento à pesquisa para a publicação internacional traduzida na conhecida expressão publish or perish e de iniciativas de internacionalização das universidades brasileiras, o pesquisador brasileiro vê-se diante da necessidade de um letramento acadêmico não somente em português, mas também na língua franca das ciências, o inglês. O presente projeto objetiva investigar os vários aspectos do letramento acadêmico: recursos didáticos, preparação de professores para o ensino dessa habilidade, dificuldades dos alunos no domínio do discurso acadêmico, questões geopolíticas e sociológicas envolvidas na questão. Esse projeto almeja oferecer como resultado de suas pesquisas material pedagógico e cursos de formação de professores para o ensino do escrita acadêmica tanto em inglês quanto em português. Esse projeto está vinculado às atividades do Laboratório de Letramento Acadêmico em Língua Materna e Línguas Estrangeiras da Universidade de São Paulo.

Docentes responsáveis: Marília Mendes Ferreira (mmferreira@usp.br)