Crise e recuperação do sindicalismo

Descrição: Esse projeto teve início com um pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas e permanecerá em desenvolvimento durante todo o período de estágio probatório da Universidade de São Paulo (2011 a 2016). O objetivo da pesquisa que propomos é revisitar um debate que mobilizou os estudiosos, observadores e ativistas do movimento sindical nas décadas de 1980 e 1990. Naquela época, escreveu-se muito sobre a crise e, em alguns casos, sobre o declínio histórico do movimento sindical. A questão que queremos levantar é a seguinte: à luz da atividade sindical na década de 2000, o que podemos, retrospectivamente, dizer sobre aquelas teses? Na década de 2000, o sindicalismo deixou a crise para trás? Podemos afirmar que a atividade sindical da década em curso está desmentindo a tese do declínio histórico do sindicalismo? Pretendemos ter um panorama amplo da atividade sindical brasileira ao final de dez anos de pesquisa de modo a ter uma tese de livre-docência a ser defendida.

Docentes: Paula Regina Pereira Marcelino - responsável (prpmarcelino@gmail.com); Lidiane Soares Rodrigues (marxnobrasil@gmail.com) e Danilo Torini (danilotorini@gmail.com).