Projeto de pesquisa Universal CNPq. Fluência e compreensão na leitura no ensino fundamental: o papel do processamento morfológico, lexical e da prosódia

O objetivo do projeto é investigar como o processamento dos conhecimentos sobre a morfologia, o vocabulário e a prosódia se desenvolvem e se relacionam com a fluência e a compreensão em leitura ao longo do ensino fundamental. O propósito mais amplo deste projeto é conhecer mais profundamente o desenvolvimento de três variáveis linguísticas ligadas ao desenvolvimento lexical as quais têm sido pouco estudadas em conjunto, consubstanciando-se conhecimento lacunar  até o presente suas correlações e contribuições conjugadas para o desenvolvimento de habilidades de leitura. Este estudo, tal como proposto, poderá auxiliar no exame e reflexão dos modelos teóricos sobre o desenvolvimento da proficiência leitura.

Professor Responsável: Fraulein Vidigal de Paula (Psicologia do Desenvolvimento - Instituto de Psicologia da Usp) – Coordenadora

Ana Luiza G. P. Navas (Fonologia - Santa Casa/SP)

Maria Célia Lima-Hernandes (Complexidade Gramatical - FFLCH-USP)