Um estudo da relação entre lírica e natureza morta

Descrição: A pesquisa tem por objetivo estudar a Lírica em comparação com outra modalidade de arte – a pintura, ou, num recorte mais específico, a pintura de Natureza Morta (em primeira instância, nos pintores dos Países Baixos no século XVII). O estudo, com base na história e na tradição pictórica e literária tem como objeto principal o debate acerca da gênese dessas duas modalidades. Tema fundamental será a constituição de um fechamento ou recuo (seja do eu lírico, seja dos objetos representados na pintura) a um lugar que se dá a apreender como espaço da interioridade. Assim, a partir da relação entre poesia e imagem, tema fundamental desde as discussões sobre a Ekphrasis antiga, buscaremos iluminar, no exercício comparativo, o corpus teórico-crítico sobre Lírica e sobre pintura, no recorte proposto. Detalhando um pouco mais, o estudo do assunto abordará dois pontos principais: a fratura entre sujeito e objeto na Lírica e na Natureza Morta; e a possibilidade de que se veja a apresentação fechada dos objetos de natureza morta no recinto burguês como uma espécie de eco do recuo do eu lírico em relação a um mundo hostil, que se imprime em negativo sobre a composição. O pressuposto que norteia a pesquisa é o de que, se esses dois pontos podem ajudar a pensar o contexto do surgimento da Lírica Moderna e da Pintura de Natureza Morta, eles parecem igualmente capazes de articular a reflexão em torno a alguns impasses da Lírica moderna e contemporânea, que será estudada a partir de um foco similar (unindo igualmente forma, expressão e história).

Docente responsável: Betina Bischof