Identidade e suas figurações no tempo e no espaço

Descrição: O projeto propõe-se estudar a identidade pessoal e/ou nacional bem como suas crises, suas perdas e reconstruções, decorrentes das diferentes transformações ocorridas no espaço e no tempo.  Buscar-se-á examinar esses elementos e as relações que se estabelecem entre eles e a linguagem que os expressam, entre eles e a realidade histórica, social e cultural pertinente a cada momento e a cada espaço em que os sujeitos e objetos se inserem e interagem.  É intenção do projeto, ainda, estudar os diferentes elementos técnicos que se relacionam com a construção, desconstrução e reconstrução das identidades dos diferentes sujeitos (personagens, narradores, narratários, sujeitos poéticos, leitores, nacionalidades) que intervêm nas obras artísticas com base em diferentes teóricos. Entre eles destacamos os seguintes: Bakhtin, Iser, Jauss, Debord, Baudrillard, Hutcheon, Lyotard, Spitzer, Maingueneau, Giddens, Auerbach, Bhabha, Hall. Com base nesses e em outros autores, buscar-se-á aplicar técnicas de análise e interpretação  de valor reconhecido e tentar equacionar outras, a partir do encontro delas com as  peculiaridades de cada obra e de cada autor. Por outro lado, todos estes aspectos estudados em particular e em interação com os demais participantes do projeto, orientandos e alunos de pós-graduação, estimulam a reflexão e produzem efeitos no ensino e na aprendizagem dos envolvidos e nos seus alunos e leitores, no presente e no futuro. O corpus a ser utilizado será composto de textos da literatura portuguesa, em seus diferentes momentos e respectivos espaços, individualmente ou em relação com outros pertencentes ao mesmo  ou a outros sistemas semióticos, em especial os visuais. Serão retomados os textos dos projetos anteriores, tais como José Rodrigues Miguéis, José Saramago, Lídia Jorge, Lobo Antunes, Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, na medida em que se revele apropriada esta perspectiva de estudo. Acrescentam-se as obras de Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe e outras que mostrarem relevância para o estudo aqui proposto.

Docente responsável: Raquel de Sousa Ribeiro