Autor por autor: A literatura e a história portuguesas à luz do teatro II

Descrição: Trata-se de um projeto de longa duração. Subordinado à linha de pesquisa Texto. Contexto. Intertexto do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flávia Maria Corradin, o Projeto Autor por Autor: A Literatura e História portuguesas à luz do teatro objetiva a) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) a vida e/ou a obra de autores portugueses; b) o exame de textos teatrais (ou de forte cunho dramático) cujo tema e/ou motivo seja(m) aspectos, fatos ou personagens da História portuguesa; c) a utilização de técnicas e recursos teatrais no ensino da Literatura e História portuguesas. Portanto, o Projeto desenvolve-se em duas vertentes: a) a releitura da vida e obra de autores da Literatura Portuguesa e/ou episódios e personagens da História feita por outros criadores, especialmente dramaturgos. O intuito é o de rever conceitos críticos vigentes na bibliografia crítica, em torno de autores, obras, temas, além de divulgar a dramaturgia contemporânea portuguesa; b) contribuir didática e metodologicamente para o ensino da Literatura e História portuguesas, apresentando de forma criativa a vida e obra de autores ou personagens históricos. Para esta vertente, o Projeto criou o Grupo de Estudos Teatrais Gambiarra, sob a direção do Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira e coordenação da Profa. Dra. Flavia Maria Corradin. Conforme está concebido, e graças à sua raiz intertextual, o projeto abriga quíntupla finalidade: a) historiar a Literatura e História portuguesas a partir de peças teatrais (ou textos ficcionais) que privilegiem autores, obras, temas, episódios; b) examinar a vida e/ou a obra de um dado autor com base em diferentes textos dramáticos; c) estudar um tema literário ou histórico que, recorrente no imaginário português, foi enfocado, em diferentes épocas, por textos teatrais ou de forte cunho dramático; d) mostrar, através de work shops e apresentações em Instituições de Ensino, como o magistério da Literatura e subsidiariamente da História pode ser feito por meio de recursos e técnicas teatrais; e) a recolha de entrevistas e/ou depoimentos dos autores contemporâneos cujos títulos estão elencados no Projeto e a respeito dos quais é paupérrima ou nenhuma a bibliografia. Abrangendo o período que vai da Idade Média ao século XXI, o projeto objetiva levar o aluno a refletir criticamente em torno da Literatura e História portuguesas, oferecendo-lhe a oportunidade de percorrê-la diacronicamente à medida que lhe estuda autores, movimentos, temas, episódios, fatos. O corpus, portanto, cresce constantemente o que justifica sua reedição.

Docentes responsáveis: Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin e Francisco Maciel Silveira