Pessoa e Pirandello: ironia e humorismo

Descrição: Esta pesquisa, no que concerne ao período de trabalhos na Università degli Studi di Roma La Sapienza , compõe parte de um projeto mais amplo, intitulado Fernando Pessoa: ironista . Nesta sua etapa específica, propõe-se a desenvolver uma análise conceitual da noção de humorismo tal como cultivado por Luigi Pirandello na organização e na constituição de sua obra, e a traçar paralelos entre ela e a noção de ironia na obra de Fernando Pessoa. Assume, assim, uma hipótese de leitura conjunta dos autores como ironistas modernos. Para tanto, abordará, nesta etapa específica, a fortuna crítica que se produziu a respeito do humorismo pirandelliano, que se encontra, em sua maior parte, restrita à consulta local na Universidade mencionada.

Docente responsável: Caio Marcio Poletti Lui Gagliardi