O dissenso do reconhecimento: Estudo sobre a articulação entre política e psicanálise em dois modelos de recuperação do conceito hegeliano de Anerkennung

Descrição: Os últimos vinte anos do debate filosófico e social viram a hegemonia do conceito de reconhecimento como operador central para a compreensão da racionalidade das demandas políticas. Recuperado, pela primeira vez nos anos trinta, através das leituras hegelianas de Alexandre Kojève, o conceito só foi explorado sistematicamente em sua dimensão propriamente política a partir do início dos anos noventa, em especial pela Terceira geração da Escola de Frankfurt (Axel Honneth). Esta segunda recuperação constituiu-se, no entanto, através de uma peculiar operação de reinstauração. Tudo se passou como se a vertente propriamente francesa do debate, devesse ser, em larga medida, ignorada para que o conceito pudesse encontrar a força política que lhe era de direito. Há de se perguntar, no entanto, se este silêncio não estaria, na verdade, a expressar a consciência muda de dois desdobramentos possíveis de um mesmo conceito de matriz hegeliana. Mas para analisar tal hipótese, devemos expor as possibilidades políticas inexploradas da recuperação francesa do conceito de reconhecimento. Este é o primeiro objetivo desta pesquisa. Neste caso, gostaria de me concentrar em sua matriz lacaniana por entender que ela é particularmente frutífera para tal discussão. Por outro lado, uma operação desta natureza, para não se reduzir a um exercício de correção de historiografia conceitual, deve partir da exposição dos limites da real força política de transformação social presente na recuperação frankfurtiana de uma teoria do reconhecimento; recuperação esta desenvolvida, sobretudo, por Axel Honneth. Ou seja, ela se justificaria por fornecer um modelo crítico aos usos contemporâneos do conceito de reconhecimento, mostrando suas limitações, mas aceitando, ao mesmo tempo, a pertinência do conceito como operador de compreensão da racionalidade das demandas políticas contemporâneas. Este é pois o segundo objetivo desta pesquisa.

Docente responsável: Vladimir Pinheiro Safatle