A epistolografia de Mário de Andrade como "arquivo da criação" literária

Descrição: Desdobramento da pesquisa Correspondência reunida de Mário de Andrade: Reunião de cartas dispersas, reordenação e classificação arquivística da Subsérie Correspondência Ativa no Arquivo de Mário de Andrade no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Edição anotada, precedida de ensaio (PQ-CNPq,310627/2009-5), este projeto tem por objetivo estudar a epistolografia do polígrafo modernista enquanto arquivo da criação literária. Em uma primeira etapa, empreende-se o levantamento exaustivo de testemunhos do autor, partilhados em suas cartas a grande número de destinatários, no período de 1921 a 1945, acerca da história e da gênese de sua produção nos âmbitos da ficção, da poesia e da crítica literária. Os depoimentos constituirão matéria para reflexão crítica sobre os processos de criação de Mário de Andrade, assim como para uma compreensão mais aprofundada das bases estéticas que sustentam a elaboração de suas principais obras, possibilitando, com isso, a ampliação do escopo interpretativo da fortuna crítica do autor. A pesquisa ambiciona também oferecer subsídios metodológicos ao estudo da correspondência de escritores como fonte de pesquisa no campo dos estudos literários, examinando suas potencialidades e vicissitudes.

Docente responsável: Marcos Antônio de Moraes