Suplantando desigualdades: ações afirmativas, entrada no mercado de trabalho e mobilidade social

Descrição: A educação superior continua a ser um ativo raro e valorizado no mercado de trabalho brasileiro. O projeto pretende analisar se a admissão de jovens negros e carentes em duas universidades de prestígio através do sistema de bônus (Unicamp) e de cotas (Ufba) aumenta de fato as suas chances no mercado de trabalho. Faremos uma análise dos dados de desempenho escolar destes jovens em comparação com os não-beneficiários, no primeiro ano, e, no segundo ano, um survey amostral com os concluintes de 2009 para verificar a sua situação no mercado de trabalho. Este survey será repetido com a mesma amostra (painel) a cada cinco anos. Acompanhando o survey, será realizado um estudo qualitativo aprofundado com uma subamostra de famílias de alunos beneficiários.

Docente responsável: Maurício Urban Kleinke