Funções sociais da educação na modernidade contemporânea

Descrição: Investigação sobre os impactos das transformações contemporâneas da esfera produtiva sobre a educação e a cultura, em duas dimensões distintas mas articuladas entre si: (1) os debates e mudanças em curso na modernidade contemporânea acerca das funções sociais da educação formal, em especial, da educação de nível superior, a partir da seguinte hipótese geral: o valor primordial atribuído ao conhecimento incorporado no indivíduo no atual estágio do capitalismo produz pressões e demandas sobre as diretrizes propostas para as políticas acadêmicas, tanto no sentido de reorganizar a instituição para seu envolvimento direto na produção de conhecimento comercial (em áreas estratégicas), quanto no sentido de reorganizar a estrutura didática e disciplinar tendo em vista a preparação de indivíduos aptos à inserção ocupacional e pessoal em um mundo marcado por crescente heterogeneidade e imprevisibilidade (em todas as áreas); (2) os modos pelos quais, na sociedade brasileira, as agências socializadoras, em especial (mas não exclusivamente), a escola, incorporam (ou não) as diretrizes da capacitação pessoal e profissional, em diferentes estratos e subgrupos sociais, em suas implicações para a constituição dos ideais culturais da pessoa e dos parâmetros de competição e cooperação que, pressupõe-se, estão modificando os sentidos históricos dos processos de socialização na ordem social moderna. (Inserido no Projeto Temático Proc. Fapesp No. 07/53867-0 - Gênese e significado da tecnociência. Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade, coordenado por Pablo Rubén Mariconda, professor titular do Departamento de Filosofia da USP).

Docente responsável: Sylvia Gemignani Garcia