Redes sociais e obtenção de trabalho: os mecanismos não-mercantis na operação do mercado

Descrição: O projeto tem por objetivo estudar o modo pelo qual a inserção em redes pessoais pode servir como um mecanismo para acesso à informação ocupacional e para a efetiva obtenção de trabalho. Hipotetiza-se que, sob um mesmo contexto estrutural, as chances de obtenção de trabalho variam não apenas em função de atributos individuais, como em função da natureza das redes em que os indivíduos se inserem. Nesse sentido, do ponto de vista teórico, procura-se avançar no entendimento dos mecanismos pelos quais opera a macroestrutura de oportunidades do mercado de trabalho. Assim fazendo, o projeto se afilia aos estudos contemporâneos no âmbito da sociologia econômica e do trabalho que se voltam para elucidar como relações extraeconômicas estão no cerne de procedimentos da vida econômica, sendo cruciais para entender a dinâmica de eventos tais como a procura de trabalho e a obtenção de emprego, que longe estão de serem caracterizáveis apenas por constrangimentos e determinantes associados à sua dimensão mercantil. Pretende-se dar conseqüência e esse interesse teórico seguindo metodologia de trabalho empírico ao mesmo tempo rigorosa e inovadora no campo dos estudos do trabalho no Brasil, na qual se combinarão entrevistas biográficas e técnicas de mapeamento de redes. Os dados serão colhidos junto a uma sub-amostra a ser extraída de base já constituída, com informações sobre 1504 demandantes de trabalho, que responderam o questionário do survey “À procura de trabalho”, conduzido em 2004 na Região Metropolitana de São Paulo. Os entrevistados desse survey formam uma amostra representativa dos demandantes de emprego nos três principais tipos de agências (governamentais, sindicais e privadas).

Docente responsável: Nadya Araújo Guimarães