Modernidade e identidade nacional na produção pictórica mexicana e argentina (final do XIX/início do XX)

Descrição: Pretendemos, neste projeto, refletir sobre diálogos entre cultura e política, tomando a produção pictórica na Argentina e no México no final do século XIX e início do XX. Em ambos os países, as relações entre pintura e identidade nacional despontam na análise dos grandes temas escolhidos pelos artistas para a realização de suas obras. Desde a segunda metade do XIX, o mundo indígena teve forte presença na pintura mexicana, do mesmo modo que a temática gauchesca foi marcante na arte argentina, indicando a preocupação dos artistas com as questões identitárias. Interessa-me pensar, nas primeiras décadas do século XX, as mudanças temáticas ocorridas e a passagem para o universo urbano em sintonia com o que era considerado “moderno”. Para tanto, volto-me, no México, para a produção dos pintores modernistas (1890-1921) cuja relevância tem sido ofuscada pela posterior visibilidade nacional e internacional dos muralistas. Na Argentina, os pintores em torno do Grupo Nexus, criado em 1907, desempenharam papel importante como sintetizadores dos debates sobre arte, modernidade e identidade nacional.

Docente responsável: Maria Lígia Coelho Prado