A música brasileira no cinema: impasses e realizações de um projeto estético-ideológico

Descrição: Este projeto tem por objeto a análise de quatro filmes produzidos nos anos de 1950 que partilham de um projeto de afirmação de um cinema popular brasileiro, chancelado por intelectuais e realizadores de esquerda, cujas bases formais se alimentaram de fontes diversas como o filme musical, o melodrama de temática social, a chanchada e o neo-realismo italiano. Além disso, os quatro filmes incorporam a música brasileira como tema (principal ou secundário) e como elemento estruturante da narrativa na forma de trilha sonora diegética e extra-diegética, possibilitando um exercício historiográfico que conecte dois importantes campos de criação cultural e debates ideológicos. Partimos de duas hipóteses centrais: A primeira, que tais filmes tem sido analisados sem a devida atenção à suas historicidades específicas, por uma historiografia do cinema mais preocupada em entendê-los como precursores de um processo evolutivo que desaguaria no Cinema Novo dos anos 1960. Este movimento, por sinal, imporia novos paradigmas de análise e criação artística que negaria as bases nas quais repousavam os filmes citados. A outra hipótese, é que ao tematizar a música e o ambiente musical brasileiro, tais files projetavam os dilemas e impasses do cinema brasileiro, entendido como processo cultural, social e econômico de afirmação da cultura brasileira tal como projetada pela esquerda influenciada pelo Partido Comunista Brasileiro, à época. Sendo assim, procuraremos analisar os quatro filmes de maneira detalhada, cruzando os resultados da análise individual de cada obra em si, e tentando estabelecer ilações com a história da cultura brasileira do período, seus debates, realizações e impasses.

Docente responsável: Marcos Francisco Napolitano de Eugênio