O Brasil nas lentes da ciência: as raças puras e mestiças de Louis Agassiz. Coleção de fotografias de Louis Agassiz

Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a Expedição Thayer, realizada entre entre 1865-66 e liderada por Louis Agassiz, cientista renomado de origem suíça radicado nos EUA, curador do Museum of Comparative Zoology da Harvard University percorreu diversas regiões do Brasil, explorando principalmente o Rio de Janeiro e seus arredores e a bacia amazônica. O cientista se interessou pelo estudo da população brasileira, o que o levou a empreender uma tentativa de documentação dos “raças brasileiras” por meio da fotografia. Segundo o cientista, a população brasileira, marcada como era por um alto índice de miscigenação tornava-se um laboratório ideal para o estudo das consequências dos diferentes tipos de cruzamento na constituição dos indivíduos. A coleção brasileira de fotografias nunca foi divulgada, tendo para tal contribuído uma série de razões políticas e acadêmicas que acabaram por inviabilizar o ambicioso projeto de Agassiz concernente ao estudo das raças humanas. A coleção de fotografias da Expedição Thayer encontra-se ainda hoje praticamente inédita, tombada no Peabody Museum da Harvard University.

Docente responsável: Maria Helena Pereira Toledo Machado