Fuga de reis: as vicissitudes de três reinos periféricos no contexto das invasões napoleônicas (1798-1815)

Descrição: Este projeto propõe o estudo das relações entre a vinda dos Braganças para o Brasil, ocorrida em fins de 1807, a ida dos Savóias para a Sardenha, ocorrida em duas etapas – 1799 e 1806 - e a dos Bourbons de Nápoles para a Sicília. Os três exílios se deram no contexto da expansão napoleônica na Europa, que anexou o Piemonte e Nápoles em 1798 – sendo, neste último caso, a autonomia recuperada entre 1801 e 1806 - e Portugal em 1807. O rei da Sardenha voltou a Turim em 1814, o de Nápoles regressou a sua capital em 1815, o de Portugal retornou a Lisboa em 1820. Nada, desde então, seria como antes: perdia-se o Brasil e nascia o Portugal liberal, enquanto na Itália estabeleciam-se as bases da unificação, que a partir dos anos de 1820 seria orquestrada pela casa de Savóia. Minha hipótese é que os elementos comuns que unem os episódios possibilitam um estudo comparativo e configuram um caso do que tem sido chamado de “connected histories” pelo historiador indiano Sanjay Subrahmanyam, permitindo ainda cogitar da influência do episódio dos Savóia sobre a migração dos Bourbons e dos Braganças. Dentro da chave comparativa, e apesar de buscar os elementos comuns que permitem o estatuto da comparação, o estudo garante a especificidade dos contextos históricos respectivos, sem a qual não é possível a disciplina da História. A documentação existente no Brasil – no Arquivo Nacional, no Arquivo do Itamaraty e na Seção de Manuscritos da Biblioteca Nacional –, bem como documentos diplomáticos franceses depositados nos arquivos do Ministère des Affaires Etrangères – Quai d’Orsay já foi levantada e quase toda lida, no âmbito da Bolsa de Produtividade em Pesquisa a mim concedida pelo CNPq. Cabe agora investigar as ressonâncias dos dois episódios na documentação britânica, depositada no fundo Public Records Office, em Kew; no Archivio di Stato e na Biblioteca Nazionale, ambos em Nápoles; no Archivio di Stato e na Biblioteca Universitaria, ambos em Cagliari; na Oliveira Lima Library, em Washington; no Instituto Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, em Lisboa; por fim, voltar à documentação sabauda, existente no Archivio di Stato e na Biblioteca Reale em Turim.

Docente responsável: Laura de Mello e Souza