Dimensões do Império português: investigações sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial

Descrição: O projeto temático "Dimensões do Império Português: Investigação sobre as Estruturas e Dinâmicas do Antigo Sistema Colonial" pretende desenvolver um conjunto variado de atividades de pesquisa no âmbito da problemática do Império português, com destaque para a região Atlântica, desde seus primórdios, com a circunavegação da África no século XV, até o primeiro quartel do século XIX, com o estabelecimento do Império luso-brasileiro no Rio de Janeiro. Contudo, a ênfase dominante incide sobre o período que se convencionou chamar de Época Moderna (séculos XVI-XVIII). Os integrantes do projeto são docentes do Departamento de História da USP, do Instituto de Economia e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP, e pesquisadores do CEBRAP. Os locais de realização do projeto serão dois: a Cátedra Jaime Cortesão, alocado na FFLCH-USP e dotada de recursos próprios graças ao convênio firmado com o Instituto Camões de Lisboa; e, ainda, o Núcleo de História Econômica do Instituto de Economia da UNICAMP.

Docente responsável: Laura de Mello e Souza