Educação de adultos trabalhadores: metodologias de ensino-aprendizagem, itinerário formativo e capacitação de professores

Descrição: Aprofundar a compreensão sobre o ensino-aprendizagem para o adulto trabalhador; definição de metodologias compatíveis com a realidade dos alunos trabalhadores; capacitação de professores para utilizar metodologias interdisciplinares; registro das atividades realizadas; construção de itinerários de formação profissional; organização de atividades econômicas com princípios associativistas. Referências teóricas: BAKHTIN, Mikhail, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 5ª ed. São Paulo: Hucitec, 1990. BÉLANGER, Paul e FEDERIGHI, Paolo. Analyse Transnationale des Politiques d’Éducation et de Formation des Adultes: la libération difficile des forces créatrices. Hamburg: Institut de l’UNESCO pour l’Éducation, 2000. BORDIEU, Pierre (coord.). A miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 2003. Procedimentos: aplicação de questionários e entrevistas aos alunos e professores; oficinas de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento; reuniões conjuntas com as categorias envolvidas no projeto; seminário nacional sobre a formação profissional; formação e organização de um banco de dados sobre documentos e materiais. Conclusões: relatórios científicos.

Docente responsável: Nídia Nacib Pontuschka