Projeto GESP – Grupo de Pesquisa sobre São Paulo

Descrição: O Grupo de Estudos sobre São Paulo (GESP) teve início a partir de reuniões de estudo sistemáticas em torno da necessidade de verticalizar a formação teórica dos alunos, aglutinando atividades inseridas em dois movimentos: 1) estudo da urbanização contemporânea a partir de pesquisas sobre a metrópole de São Paulo; e 2) aprofundamento metodológico através do debate teórico-conceitual relacionado à análise urbana. Essas atividades estão sendo desenvolvidas desde janeiro de 2001 sob o formato de colóquios, workshops e seminários desenvolvidos pela equipe coordenada por Ana Fani Alessandri Carlos e composta por alunos de graduação. Pós-graduação (mestrandos e doutorandos) com vistas ao estudo e discussão contínua de obras que permitem construir um espaço de reflexão sobre o fenômeno urbano moderno, teórica e praticamente. Neste momento o GESP assume nova abrangência. Trata-se, agora, de abri-lo para incorporar outros pesquisadores (alguns professores do DG e de fora dele) de modo a ampliar as possibilidades de pesquisa sobre a metrópole de São Paulo, bem como permitir novos desdobramentos teórico-metodológicos, sempre visando à construção de uma Geografia Crítica. Entendida como um compromisso de entender a realidade urbana em seu movimento contraditório capaz de enfocar os conteúdos que explicitam a desigualdade vivida concretamente, esta “geografia crítica” visa à construção de um projeto de “uma outra cidade”. Isto porque, cada momento histórico abre um campo ilimitado de possibilidades, trazendo como consequência a necessidade de uma reflexão que elucide nossa época, buscando superar, através de uma análise geográfica, os pressupostos analíticos formais tais como sistemas, índices e modelos. Esse é o nosso desafio.

Docente responsável: Ana Fani Alessandri Carlos