O papel das Unidades de Conservação no desenvolvimento local

Descrição: A criação de Unidades de Conservação tem sua reconhecida importância no âmbito da conservação ambiental, no entanto continua sendo vista pelas populações locais como conflituosa na sua relação com o desenvolvimento sociocultural local e regional. Temos visto em vários estudos, análises sobre as possibilidades que diferentes grupos sociais tem encontrado para dialogar com esta política assumindo de forma explícita ou implícita o conceito de sustentabilidade como um caminho viável para promover o desenvolvimento com conservação dos recursos naturais.

Sendo assim, a criação de Unidades de Conservação, embora imponham limites ao uso e ocupação da terra às comunidades e municípios do entorno, também podem promover ganhos e vantagens a estas mesmas comunidades, uma vez que podem desencadear uma série de atividades e serviços gerados em função destas UC’s. se bem articuladas ao modo de ser, viver e trabalhar das comunidades, estas atividades podem gerar alternativa de desenvolvimento.

Desta forma, o objetivo deste projeto é analisar algumas Unidades de Conservação no estado de São Paulo como territórios indutores do desenvolvimento local. A fim de atender aos objetivos deste projeto, alguns estudos de caso serão realizados num Parque Estadual e numa Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Mosaico Jacupiranga no estado de São Paulo. Através destes estudos de caso serão traçados panoramas da influência que as UC’s exercem sobre o desenvolvimento social e econômico das comunidades localizadas no seu entorno, ou interiorizadas nas UC’s. além disso, será possível analisar o papel do poder público enquanto fomentador de políticas de geração de renda e emprego geradas em função das Unidades de Conservação.

Docente responsável: Sueli Ângelo Furlan