A Bela e a Fera: o primeiro conto de fadas feminista?

Dados do curso

Ministrante: Monika Wozniak (Sapienza University of Rome)

Idioma em que o curso será ministrado: Inglês

Objetivo: Apresentar aos alunos o estudo dos contos de fadas seguindo o exemplo de A Bela e a Fera.

Programa do curso: O curso oferece um estudo aprofundado sobre a história e os significados de um dos contos de fadas clássicos mais queridos, "A Bela e a Fera". Embora sua versão mais conhecida seja a de Madame Leprince de Beaumont, escrita no século XVIII, a história tem raízes antigas e é classificada como um conto sobre um marido animal (conto 425c na classificação Aarne-Thompson-Uther). O caráter subversivo do conto de fadas francês, verdadeiramente revolucionário para a época, reside na reavaliação da protagonista feminina, que ao contrário das heroínas tradicionais desse tipo de conto tem o poder de decidir sobre seu próprio destino. Além disso, Bella não está procurando por um príncipe encantado, mas por um verdadeiro amor baseado nas qualidades internas da pessoa que ela escolheu. Como parte do curso, partiremos da análise de algumas variantes do conto 425c, depois vamos falar da versão de Madame de Villeneuve, que foi o modelo direto do conto de Madame de Beaumont e, finalmente, analisaremos o texto dela. Mais tarde falaremos sobre as mudanças e modificações que o conto tem seguido em suas diversas adaptações musicais, teatrais e cinematográficas, com foco no famoso filme da Disney de 1991.
O curso será ministrado em inglês e português. Idealmente, é uma continuação do curso de verão sobre “Cinderela” realizado

Bibliografia:
​​​​​​​J. Griswold, The Meanings of “Beauty & the Beast. A Handbook, Broadview Press, 2004
B. Hearse, Beauty and the Beast. Visions and Revisions of an Old Tale, University of Chicago Press, 1991,

Período

Dias 5, 6, 8 e 9 de abril de 2021, das 9:00 às 12:00 (on-line). O link para acesso às aulas será enviado por e-mail aos alunos inscritos.

Gratuito.

De 23 de março a 01 de abril de 2021.

Link para inscrição: http://ccint.fflch.usp.br/summer_school_inscricoes

Vagas: 80 (por ordem de inscrição).