856/2018 - EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES

(2º SEMESTRE DE 2018)

CONFIRA AQUI O RESULTADO

Período de inscrição: DE 04 A 09 DE ABRIL DE 2018

A FFLCH anuncia a abertura do edital para seleção de estudantes de graduação para intercâmbio em universidades conveniadas com esta Faculdade, em vagas remanescentes do edital 836/2018.

- As inscrições deverão ser realizadas de 04 a 09 de abril de 2018, até as 23h59, exclusivamente via internet, através do Sistema Mundus (na área de acesso público, não é necessário login – Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH).

- No momento da inscrição, estar regularmente matriculado no bacharelado e ter cumprido no mínimo 20% dos créditos do curso;

- Possuir média “limpa” (sem reprovações) acima de 7,0;

- Não ter intercâmbio em aberto.

- Havendo edital de bolsa de estudos da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional), além dos critérios acima, deverão ser seguidos, também, os requisitos estabelecidos no edital.

- Formulário de inscrição (clique aqui para fazer o download);

- Plano de estudos, em português, descrevendo o interesse acadêmico do aluno;

OBS: Os planos de estudo (das três opções de universidades) deverão estar num arquivo único PDF (tamanho máximo: 1MB) e não há necessidade de assinatura.

- Comprovante de proficiência na língua do país escolhido (consultar tabela das vagas e proficiência exigida). Para os alunos do curso de Letras que cursem a habilitação da língua do país pretendido, poderá ser aceita uma carta de um docente da área, atestando, no mínimo, o nível B2 de proficiência do aluno (apenas para as universidades que não exigem proficiência oficial). Não serão aceitas declarações emitidas por instituições não reconhecidas ou por professores de língua sem vínculo institucional.

- O presente edital regulamenta única e exclusivamente a concessão de vagas. Bolsas de intercâmbio que porventura sejam oferecidas pela AUCANI (Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional) poderão ser pleiteadas pelos estudantes selecionados, desde que atendam aos requisitos de edital específico que regulamente a concessão do benefício e a que se dará ampla publicidade.

- Média ponderada;

- Análise do plano de estudos;

4. DA DESISTÊNCIA

Em caso de desistência do intercâmbio, a mesma deverá ser comunicada pelo candidato, via e-mail ou declaração de próprio punho datada e assinada, conforme prazo informado no cronograma. O candidato que não formalizar sua desistência dentro do prazo e condições estipulados anteriormente ficará impedido de participar de quaisquer outros processos seletivos gerenciados pela CCInt-FFLCH para concessão de vagas e/ou bolsas de intercâmbio para o mesmo período de mobilidade previsto neste edital.

De 04 a 09 de abril de 2018

10 de abril de 2018

Análise das candidaturas e classificação dos alunos selecionados;

11 de abril de 2018

Divulgação do resultado da seleção;

27 de abril de 2018

Prazo máximo para desistência do intercâmbio

- Para a escolha da universidade de destino, o aluno deverá eleger apenas instituições conveniadas com a FFLCH, conforme tabela do item 7;

- Cada candidato poderá selecionar, no máximo, 3 universidades (1a, 2a e 3a opção). Se assim fizer, deverá

apresentar plano de estudos e comprovante de proficiência para cada uma das universidades escolhidas (os comprovantes de proficiência deverão estar num arquivo único PDF, tamanho máximo: 1MB).  Os estudantes selecionados serão encaminhados apenas para uma das universidades indicadas no formulário.

ÁREA DE ESTUDOS

PROFICIÊNCIA

Alemanha

Johannes Gutenberg - Universität Mainz