772/2017 - EDITAL UNIVERSIDADES PORTUGUESAS

(1º SEMESTRE DE 2018)

Período de inscrição: DE 06 A 14 DE SETEMBRO DE 2017

A FFLCH anuncia a abertura do edital para seleção de estudantes de graduação para intercâmbio em Portugal, no 1º semestre de 2018, para concorrer às bolsas do Edital 771/2017 - Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades.

IMPORTANTE: O candidato também deverá realizar uma inscrição online no site do Programa Santander Luso-Brasileiras, até o dia 10 de setembro de 2017, através do site https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/bolsas-luso-brasileiras.aspx

- As inscrições deverão ser realizadas de 06 a 14 de setembro de 2017, até às 23h59, exclusivamente via internet, através do Sistema Mundus (na área de acesso público, não é necessário login – Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH).

- No momento da inscrição, estar regularmente matriculado no bacharelado, ter concluído ao menos 40% (quarenta por cento) do total dos créditos necessários para a conclusão do curso e o período de interstício de 04 (quatro) semestres dentro do curso (vínculo) atual, desconsiderados aqueles acumulados em vínculos anteriores interrompidos por motivo de transferência interna ou externa, conclusão ou encerramento de qualquer outra natureza.

- Ter média normalizada igual ou superior a 5,0;

- Não ter intercâmbio em aberto;

- Atender aos demais pré-requisitos e estar de acordo com o teor integral do Edital 771/2017 – Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, disponível para consulta na área de acesso público do Sistema Mundus.

- Formulário de inscrição (clique aqui para download);

- Comprovante de inscrição no Programa Santander, em formato PDF (deverá ser anexado no campo “Arquivo Único” do edital);

- Comprovante de indicação para intercâmbio (clique aqui para download - anexar o arquivo em formato Word (.doc). O aluno deverá preencher as informações para todas as opções de universidades.

- Plano de estudos, em português, descrevendo o interesse acadêmico do aluno e justificando o interesse no Programa de Mobilidade Internacional Santander (uma página);

OBS: Os planos de estudo (das três opções de universidades) deverão estar num arquivo único PDF (tamanho máximo: 1MB) e não há necessidade de assinatura.

Atenção: Inscrições incompletas, efetuadas erroneamente ou não enviadas serão invalidadas.

2.1. Benefícios do Edital 771/2017 – Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades:

- Bolsa de estudos no valor de R$ 10.312,83.

- Vale lembrar que para pleitear a bolsa do edital 771/2017 o aluno deverá ter sido aprovado previamente neste Edital da FFLCH.

- Média normalizada.

De 06 a 14 de setembro de 2017

15 a 18 de setembro de 2017

Análise das candidaturas, classificação dos alunos selecionados e divulgação do resultado deste edital.

19 de setembro de 2017

Inscrição no Sistema Mundus (pela CCInt-FFLCH) – apenas para candidatos às bolsas do edital 771/2017 da AUCANI.

26 de setembro de 2017

Divulgação do resultado final do edital 771/2017 pela AUCANI.

- Para a escolha da universidade de destino, o aluno deverá eleger apenas instituições conveniadas com a FFLCH, conforme tabela do item 6;

- Cada candidato poderá selecionar, no máximo, 3 universidades (1a, 2a e 3a opção). Se assim fizer, deverá apresentar plano de estudos e comprovante de proficiência para cada uma das universidades escolhidas (os comprovantes de proficiência deverão estar num arquivo único PDF, tamanho máximo: 1MB).  Os estudantes selecionados serão encaminhados apenas para uma das universidades indicadas no formulário.

- Esclarecemos que os benefícios de qualquer natureza (bolsas, auxílios, etc.) não discriminados neste edital, e que eventualmente sejam disponibilizados aos aprovados a qualquer momento, serão concedidos estritamente segundo ordem de classificação, até esgotamento da lista ou do próprio benefício.

ÁREA de ESTUDOS

Universidade do Porto