740 /2017 - EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER AMÉRICA LATINA

AMÉRICA LATINA

(1º SEMESTRE DE 2018)

Período de inscrição: DE 11 A 16 DE AGOSTO DE 2017

A FFLCH anuncia a abertura do edital para seleção de estudantes de graduação para concorrer às bolsas de estudo do Edital 695/2017 – Mobilidade Internacional Santander – América Latina.

- As inscrições deverão ser realizadas de 11 a 16 de agosto de 2017, até as 23h59, exclusivamente via internet, através do Sistema Mundus (na área de acesso público, não é necessário login – Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH).

- No momento da inscrição, estar regularmente matriculado no bacharelado, ter concluído ao menos 40% (quarenta por cento) do total dos créditos necessários para a conclusão do curso e o período de interstício de 04 (quatro) semestres dentro do curso (vínculo) atual, desconsiderados aqueles acumulados em vínculos anteriores interrompidos por motivo de transferência interna ou externa, conclusão ou encerramento de qualquer outra natureza.

- Ter média normalizada igual ou superior a 5,0;

- Não ter intercâmbio em aberto;

- Comprovar o nível de conhecimento da língua estrangeira equivalente ou superior ao mínimo exigido pela Instituição Ensino Superior (IES) estrangeira.

- Atender aos demais pré-requisitos e estar de acordo com o teor integral do Edital 695/2017 – Mobilidade Internacional Santander – América Latina, disponível para consulta na área de acesso público do Sistema Mundus;

- Formulário de inscrição (disponível para download aqui);

- Comprovante de indicação para intercâmbio (disponível para download aqui). O arquivo deverá ser enviado em formato do word (.doc);

- Plano de estudos, em português, descrevendo o interesse acadêmico do aluno e justificando o interesse no Programa de Mobilidade Internacional Santander (uma página);

OBS: Os planos de estudo (das três opções de universidades) deverão estar num arquivo único PDF (tamanho máximo: 1MB) e não há necessidade de assinatura.

- Comprovante de proficiência na língua do país escolhido (consultar tabela das vagas e proficiência exigida). Para os alunos do curso de Letras que cursem a habilitação da língua do país pretendido, poderá ser aceita uma carta de um docente da área, atestando, no mínimo, o nível B2 de proficiência do aluno. Não serão aceitas declarações emitidas por instituições não reconhecidas ou por professores de língua sem vínculo institucional.

2.1. Benefícios do Edital 695/2017 - Mobilidade Internacional Santander – América Latina:

- Bolsa de estudos no valor de R$ 10.000,00.

- Vale lembrar que para pleitear a bolsa do edital 695/2017 o aluno deverá ter sido aprovado previamente neste Edital da FFLCH.

- Média normalizada;

De 11 a 16 de agosto de 2017

17 de agosto de 2017

Análise das candidaturas, classificação dos alunos selecionados e divulgação do resultado deste edital;

18 de agosto de 2017

Inscrição no Sistema Mundus (pela CCInt-FFLCH)

28 de agosto de 2017

Divulgação do resultado final do edital 695/2017 pela AUCANI

- Para a escolha da universidade de destino, o aluno deverá eleger apenas instituições conveniadas com a FFLCH, conforme tabela do item 6;

- Cada candidato poderá selecionar, no máximo, 3 universidades (1a, 2a e 3a opção). Se assim fizer, deverá apresentar plano de estudos e comprovante de proficiência para cada uma das universidades escolhidas (os comprovantes de proficiência deverão estar num arquivo único PDF, tamanho máximo: 1MB).  Os estudantes selecionados serão encaminhados apenas para uma das universidades indicadas no formulário.

ÁREA de ESTUDOS

PROFICIÊNCIA

Universidad de Cordoba *

Todas as áreas da FFLCH

CELU intermediário ou DELE B2

Universidad Diego Portales

Universidad de Los Lagos

Todas as áreas da FFLCH

Nível intermediário de espanhol

CIDE - Centro de Investigación y docencia
Económica

Ciências Sociais e História

Peru

Pontifícia Universidad Católica del Peru

Todas as áreas de estudos da FFLCH

Nível B2/Língua espanhola

* Caso o aluno não apresente um desses certificados, deverá fazê-lo ao chegar à universidade.

Formulário.doc61 KB
Comprovante de indicação para intercâmbio.doc38.5 KB
740-2017 - Edital Mobilidade Internacional Santander América Latina.pdf161.45 KB