710/2017 - EDITAL PAÍSES DE LÍNGUA ESPANHOLA e PORTUGUESA

(COM E SEM BOLSA DE ESTUDOS)

(1º SEMESTRE DE 2018)

Período de inscrição: DE 17 A 29 DE MAIO DE 2017

A FFLCH anuncia a abertura do edital para seleção de estudantes de graduação para intercâmbio em Portugal e países de língua espanhola, no 1º semestre de 2018. O processo seletivo será realizado por uma banca examinadora que ranqueará todos os alunos inscritos, de acordo com a média normalizada. À critério dos coordenadores dos convênios, também poderá ser realizada uma entrevista.

- As inscrições deverão ser realizadas de 17 a 29 de maio de 2017, até as 23h59, exclusivamente via internet, através do Sistema Mundus (na área de acesso público, não é necessário login – Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH).

- No momento da inscrição, estar regularmente matriculado e ter cumprido no mínimo 20% dos créditos do curso;

- Possuir média “limpa” (sem reprovações) acima de 7,0;

- Não ter intercâmbio em aberto;

1.2.1 Pré-requisitos para inscrição nas bolsas do edital 693/2017 – Programa de bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades:

- Vide item “1. Dos requisitos gerais” do edital 693/2017.

- Formulário de inscrição (disponível no Sistema Mundus para download);

- Plano de estudos (de uma a duas páginas), em português, descrevendo:

a) o interesse acadêmico do aluno;

b) as disciplinas que o candidato pretende cursar na universidade estrangeira (é desejável que o aluno justifique a escolha de cada disciplina);

c) o impacto esperado dentro dos interesses acadêmicos do candidato;

OBS: Os planos de estudo (das três opções de universidades) deverão estar num arquivo único PDF (tamanho máximo: 1MB) e não há necessidade de assinatura. Deverá ser feito um plano para cada opção de universidade, separadamente.

- Resumo Escolar atualizado do Sistema Júpiterweb (média com reprovações). Será aceito APENAS o Resumo Escolar constando a média com reprovações. Não serão aceitos Históricos Escolares emitidos pelas Seções de Alunos;

- Comprovante de proficiência na língua do país escolhido. Deverão ser entregues atestados de exames de proficiência (por exemplo: TOEFL, TOEIC, DELF, DALF, etc.) para as Universidades que assim o exigem. Nos demais casos, isto é, para as universidades que não exigem um certificado específico, serão aceitos comprovantes de língua de instituições reconhecidas (escolas e institutos de idiomas), atestando, no mínimo, o nível B1/B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para os alunos do curso de Letras que cursem a habilitação da língua do país pretendido, poderá ser aceita uma carta de um docente da área, atestando, no mínimo, o nível B2 de proficiência do aluno. Não serão aceitas declarações emitidas por instituições não reconhecidas ou por professores de língua sem vínculo institucional.

Observação: Os candidatos para intercâmbio em Portugal deverão anexar o “Termo de dispensa da proficiência em língua portuguesa”, disponível para download no Sistema Mundus, no momento da inscrição.

2.1. Benefícios para todos os estudantes

2.2. Edital 693/2017 (Programa de Mobilidade Internacional Santander para os Alunos de Graduação USP) da AUCANI

- Benefícios e pré-requisitos deverão ser consultados no próprio edital 693/2017, no Sistema Mundus.

- Vale lembrar que para pleitear a bolsa do edital 693/2017, o aluno deverá ter sido aprovado previamente neste Edital da FFLCH ou em editais da AUCANI.

- Média normalizada;

- Análise do plano de estudos;

De 17 a 29 de maio de 2017

30 de maio de 2017

Análise das candidaturas e classificação dos alunos selecionados;

31 de maio de 2017

Divulgação do resultado da seleção;

01 a 05 de junho de 2017

Entrega de documentos adicionais na CCInt-FFLCH (após a divulgação do resultado, a CCInt entrará em contato com os alunos selecionados para informar quais são os documentos adicionais).

01 a 09 de junho de 2017

Inscrição no Sistema Mundus (pela CCInt-FFLCH) – apenas para candidatos às bolsas do edital 693/2017 da AUCANI.

- Para a escolha da universidade de destino, o aluno deverá eleger apenas instituições conveniadas com a FFLCH, conforme tabela do item 6;

- Cada candidato poderá selecionar, no máximo, 3 universidades (1a, 2a e 3a opção). Se assim fizer, deverá apresentar plano de estudos e comprovante de proficiência para cada uma das universidades escolhidas (os comprovantes de proficiência deverão estar num arquivo único PDF, tamanho máximo: 1MB).  Os estudantes selecionados serão encaminhados apenas para uma das universidades indicadas no formulário.

- Esclarecemos que os benefícios de qualquer natureza (bolsas, auxílios, etc.) não discriminados neste edital, e que eventualmente sejam disponibilizados aos aprovados a qualquer momento, serão concedidos estritamente segundo ordem de classificação, até esgotamento da lista ou do próprio benefício.

ÁREA de ESTUDOS

Ciências Sociais e História

Peru

Pontifícia Universidad Católica del Peru

Todas as áreas de estudos da FFLCH

Universidade do Porto

02 filosofia
02 geografia
02 história
02 ciências sociais
02 letras

Candidatos para Portugal deverão preencher o Formulário de Dispensa de Proficiência, disponível para download no momento da inscrição no sistema Mundus.

Universidade Autónoma de Lisboa

Universidade de Évora

História, Letras, Ciências Sociais e Filosofia.

* Caso o aluno não apresente um desses certificados, deverá fazê-lo ao chegar à universidade.

** Esta Universidade não consta da listagem apresentada pelo Santander no site do Programa, portanto, não poderá ser escolhida para as bolsas do edital 6931/2017 (Santander Ibero-Americanas).