SELEÇÃO PARA LEITORADO EM SANTIAGO DE COMPOSTELA

A Universidade de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha), está contratando um/a leitor/a brasileiro/a para atuar naquela universidade durante o ano acadêmico de 2017/2018, prorrogável pelo ano acadêmico de 2018/2019. O leitor ficará encarregado de disciplinas relacionadas à Língua Portuguesa e às Literaturas Lusófonas na Universidade de Santiago de Compostela.

A primeira etapa da seleção será feita pelo Prof. Dr. Vagner Camilo, da área de Literatura Brasileira, no âmbito do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, no mês de março/abril de 2017.

INSCRIÇÃO

Os interessados devem enviar até 24 de abril de 2017 uma mensagem para o endereço eletrônico ccint.fflch@usp.br com os seguintes documentos anexados:

·         uma cópia do currículo Lattes atualizado;

·         e uma carta, de no máximo duas páginas, na qual se pede que o candidato se apresente, justifique o interesse em atuar com o leitor/a na Universidade de Santiago de Compostela e declare disponibilidade para assumir suas funções junto àquela Univesidade a partir de setembro de 2017 e pelo período de até dois anos;

Pede-se que o candidato inclua na carta seus telefones de contato e o seu endereço eletrônico.

A mensagem eletrônica deve chegar para o endereço ccint.fflch@usp.br até à meia noite do dia 24 de abril de 2017, com o currículo e a carta em formato PDF.

Qualquer material enviado após essa data ou que não esteja em formato PDF será desconsiderado. Nenhum documento será devolvido aos candidatos.

REQUISITOS

Para se inscrever, o candidato deve ter o bacharelado ou a pós-graduação na área de Letras, podendo também ser pós-graduando, nos níveis de mestrado ou doutorado. São fatores positivos na seleção a formação acadêmica em Literatura Brasileira, conhecimentos de Literatura Portuguesa e, de modo prevalente, a experiência docente no ensino médio ou universitário no âmbito da língua e/ou da literatura brasileira/portuguesa.

PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção consiste em duas etapas: 1a. Análise de currículo e avaliação da carta; e 2a. Entrevista.

A primeira etapa, eliminatória, é realizada pela USP. Serão selecionados 3 (três) ou  mais candidatos, convocados por e-mail para a segunda fase. Se a banca examinadora da USP julgar necessário, poderá convocar os candidatos selecionados para uma entrevista prévia.

Os candidatos aprovados na primeira etapa comporão uma lista de pelo menos três nomes e de  no máximo cinco nomes, que serão indicados à Universidade de Santiago de Compostela. A convocação será feita por e-mail.

A decisão final sobre o/a aprovado/a caberá à Universidade de Santiago de Compostela, que antes da decisão final poderá realizar entrevistas com os candidatos por videoconferência.

CONTRATAÇÃO

A Universidade de Santiago de Compostela contratará em regime de dedicação por tempo completo o/a leitor/a selecionado/a, destinando ao/à leitor/a uma remuneração brutal anual aproximadamente de 28.400€ (valores de 2016).

As despesas de viagem e hospedagem correrão por conta do/a leitor/a selecionado/a, que poderá procurar financiamento junto a órgãos externos.

O professor ou professora selecionados na USP, ainda que não possa participar como aluno em estudos oficiais realizados no centro onde exercerá docência, poderá se inscrever em Cursos de Doutoramento da Univesidade de Santiago de Compostela para elaborar uma tese e obter o grau de doutor nesta Unviversidade.

24 de abril – prazo para envio da documentação

A definir – entrevista de até oito candidatos selecionados na análise do curriculum

20 de maio – divulgação dos selecionados para a entrevista da USC

15-16 de junho  – eventual realização de entrevistas, a critério do comitê da USC.

Prof. Dr. Vagner Camilo

São Paulo, 03 de Abril de 2017.

Edital retificado USC - FFLCH.pdf201.53 KB