668/2017 - EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES - MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO (COM BOLSA DE ESTUDOS PARA ALUNOS COM INICIAÇÃO CIENTÍFICA)

668/2017 - EDITAL DE VAGAS REMANESCENTES

MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO

(COM BOLSA DE ESTUDOS – ALUNOS COM INICIAÇÃO CIENTÍFICA)

(2º SEMESTRE DE 2017)

Período de inscrição: DE 16 A 21 DE MARÇO DE 2017

A FFLCH anuncia a abertura do edital para seleção de estudantes de graduação para intercâmbio com bolsa de estudos. Ao todo, são 12 bolsas de intercâmbio para alunos com Iniciação Científica. O processo seletivo será realizado por uma banca examinadora que ranqueará todos os alunos inscritos, de acordo com o mérito acadêmico e seguindo os critérios de seleção indicados abaixo.

- As inscrições deverão ser realizadas de 16 a 21 de março de 2017, até as 23h59, exclusivamente via internet, através do Sistema Mundus (na área de acesso público, não é necessário login – Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH).

- No momento da inscrição, estar regularmente matriculado e ter cumprido no mínimo 40% dos créditos do curso;

- Possuir média NORMALIZADA acima de 5,0;

- Possuir Iniciação Científica e o registro da IC no Sistema Atena;

- Não ter intercâmbio em aberto;

- Não ter se inscrito no edital 633/2017 – Edital Língua Espanhola e Portuguesa da FFLCH.

1.2.1 Pré-requisitos para inscrição nas bolsas do edital 630/2017 – Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação da USP:

- Vide item “1. Dos requisitos gerais” do edital 630/2017.

- Formulário de inscrição (clique aqui para download);

- Plano de estudos (de duas a três páginas), em português, descrevendo:

a) o interesse acadêmico do aluno;

b) as disciplinas que o candidato pretende cursar na universidade estrangeira (é desejável que o aluno justifique a escolha de cada disciplina);

c) o impacto esperado dentro dos interesses acadêmicos do candidato;

OBS: Os planos de estudo (das três opções de universidades) deverão estar num arquivo único PDF (tamanho máximo: 1MB) e não há necessidade de assinatura.

- Curriculum  Lattes do aluno ou carta do docente orientador, bem como registro no Sistema Atena.

- Comprovante de proficiência na língua do país escolhido. Deverão ser entregues atestados de exames de proficiência (por exemplo: TOEFL, TOEIC, DELF, DALF, etc.) para as Universidades que assim o exigem. Nos demais casos, isto é, para as universidades que não exigem um certificado específico, serão aceitos comprovantes de língua de instituições reconhecidas (escolas e institutos de idiomas), atestando, no mínimo, o nível B1/B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para os alunos do curso de Letras que cursem a habilitação da língua do país pretendido, poderá ser aceita uma carta de um docente da área, atestando, no mínimo, o nível B2 de proficiência do aluno. Não serão aceitas declarações emitidas por instituições não reconhecidas ou por professores de língua sem vínculo institucional.

2.1. Benefícios para todos os estudantes

2.2. Edital 630/2017 (Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação) da AUCANI

- Benefícios e pré-requisitos deverão ser consultados no próprio edital 630/2017, no Sistema Mundus.

- Vale lembrar que para pleitear a bolsa do edital 630/2017, o aluno deverá ter sido aprovado previamente neste Edital de Vagas Remanescentes da FFLCH (668/2017).

- Estudantes em intercâmbio no 1º semestre de 2017 poderão se inscrever neste edital, caso tenham interesse em pleitear a bolsa e preencham os requisitos dos itens 1.2.8.1 e 1.2.8.2 do Edital 630/2017.

- Análise do plano de estudos;

- Média ponderada;

- Iniciação Científica (concluída ou em andamento, com registro no Sistema Atena).

De 16 às 12:00 de 21 março de 2017

22 de março de 2017

Análise das candidaturas e classificação dos alunos selecionados;

23 de março de 2017

Divulgação do resultado da seleção;

De 23 às 12:00 do dia 27 de março de 2017

Entrega de documentos adicionais na CCInt-FFLCH (após a divulgação do resultado, a CCInt entrará em contato com os alunos selecionados para informar quais são os documentos adicionais).

27 de março de 2017

Inscrição no Sistema Mundus (pela CCInt-FFLCH)

- Para a escolha da universidade de destino, o aluno deverá eleger apenas instituições conveniadas com a FFLCH, conforme tabela do item 6;

- Cada candidato poderá selecionar, no máximo, 3 universidades (1a, 2a e 3a opção). Se assim fizer, deverá

apresentar plano de estudos e comprovante de proficiência para cada uma das universidades escolhidas (os comprovantes de proficiência deverão estar num arquivo único PDF, tamanho máximo: 1MB).  Os estudantes selecionados serão encaminhados apenas para uma das universidades indicadas no formulário.

- Esclarecemos que os benefícios de qualquer natureza (bolsas, auxílios, etc.) não discriminados neste edital, e que eventualmente sejam disponibilizados aos aprovados a qualquer momento, serão concedidos estritamente segundo ordem de classificação, até esgotamento da lista ou do próprio benefício.

ÁREA de ESTUDOS

Hankuk University of Foreign Studies

História, Ciência Sociais e Letras

TOEFL 80 or equivalent