1131 - EDITAL UNIVERSIDADES IBEROAMERICANAS

(1º SEMESTRE DE 2020)

Retificado em 16.07.2019

Período de inscrição: DE 05 A 29 DE JULHO DE 2019

A FFLCH anuncia a abertura do edital para seleção de estudantes de graduação para intercâmbio. O processo seletivo será realizado por uma banca examinadora que ranqueará todos os alunos inscritos, de acordo com o mérito acadêmico e seguindo os critérios de seleção indicados abaixo. À critério dos coordenadores dos convênios, também poderá ser realizada uma entrevista.

1. DA INSCRIÇÃO

1.1 Local de inscrição:

- As inscrições deverão ser realizadas de 05 a 29 de julho de 2019, até as 23h59, exclusivamente via internet, através do Sistema Mundus (na área de acesso público, não é necessário login – Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH).

OBS: No momento da inscrição informar apenas a primeira opção de Universidade estrangeira.

1.2 Pré-requisitos gerais para inscrição:

- No momento da inscrição, estar regularmente matriculado no bacharelado ou na licenciatura e ter cumprido no mínimo 20% dos créditos do curso;

- Possuir média “limpa” (sem reprovações) acima de 7,0;

- Não ter intercâmbio em aberto.

- Atenção: alunos interessados em candidatar-se às bolsas de estudo deverão consultar os requisitos do próprio edital – vide item 2.2.

1.3 Documentos necessários no ato da inscrição (Sistema Mundus):

- Formulário de inscrição (clique aqui para download);

- Contrato de estudos (clique aqui para download);

- Resumo Escolar atualizado do Sistema Júpiterweb (média com reprovações). Será aceito APENAS o Resumo Escolar constando a média com reprovação. Não serão aceitos Históricos Escolares emitidos pelas Seções de Alunos;

- Cópia do passaporte com validade até o término do intercâmbio. Não serão aceitos protocolos de agendamento e passaportes vencidos;

- Comprovante de proficiência na língua do país escolhido (consultar tabela das vagas e proficiência exigida). Para os alunos do curso de Letras que cursem a habilitação da língua do país pretendido, poderá ser aceita uma carta de um docente da área, atestando a proficiência do aluno (apenas para as universidades que não exigem proficiência oficial). Não serão aceitas declarações emitidas por instituições não reconhecidas ou por professores de língua sem vínculo institucional.

Observação: Os candidatos para intercâmbio em Portugal deverão anexar o “Termo de dispensa da proficiência em língua portuguesa”, disponível para download no Sistema Mundus, no momento da inscrição.

2. DOS BENEFÍCIOS

2.1. Benefícios para todos os estudantes

- Isenção das taxas acadêmicas.

2.2. Bolsas de estudo

- Edital 1115 (Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander – AMÉRICA LATINA E ESPANHA): alunos selecionados neste edital 1131 ou edital de vagas da AUCANI e que tenham os pré-requisitos da bolsa poderão realizar sua inscrição no edital 1115 de 01 a 07 de agosto.

- Edital 1116 (Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander – PORTUGAL): alunos selecionados neste edital 1131 ou edital de vagas da AUCANI e que tenham os pré-requisitos da bolsa poderão realizar sua inscrição no edital 1116 de 01 a 07 de agosto.

3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Para a classificação dos candidatos será utilizado o seguinte critério de seleção:

- Média normalizada por turma.

4. DA DESISTÊNCIA

Em caso de desistência do intercâmbio, a mesma deverá ser comunicada pelo candidato, via e-mail ou declaração de próprio punho datada e assinada, conforme prazo informado no cronograma.

O candidato que não formalizar sua desistência dentro do prazo e condições estabelecidas neste edital, sejam quais forem os motivos alegados, caracterizará desistência tardia e ficará impedido de participar de quaisquer outros processos seletivos gerenciados pela CCInt-FFLCH para concessão de vagas e/ou bolsas de intercâmbio para o mesmo período de mobilidade previsto neste edital, acrescido do semestre subsequente.

5. DO CRONOGRAMA

De 05 a 29 de julho de 2019

Inscrição através do Sistema Mundus;

30 e 31 de julho de 2019

Análise das candidaturas e classificação dos alunos selecionados;

01 de agosto de 2019

Divulgação do resultado da seleção;

Até 16 de agosto de 2019

Prazo para desistência

6. ESCLARECIMENTOS:

- Para a escolha da universidade de destino, o aluno deverá eleger apenas instituições conveniadas com a FFLCH, conforme tabela do item 7;

- Cada candidato poderá selecionar, no máximo, 3 universidades (1a, 2a e 3a opção). Se assim fizer, deverá

apresentar plano de estudos e comprovante de proficiência para cada uma das universidades escolhidas (os comprovantes de proficiência deverão estar num arquivo único PDF, tamanho máximo: 1MB).  Os estudantes selecionados serão encaminhados apenas para uma das universidades indicadas no formulário.

- Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhes disser respeito.

- Esclarecemos que os benefícios de qualquer natureza (bolsas, auxílios, etc.) não discriminados neste edital, e que eventualmente sejam disponibilizados aos aprovados a qualquer momento, serão concedidos estritamente segundo ordem de classificação, até esgotamento da lista ou do próprio benefício.

7. DAS VAGAS

PAÍS

UNIVERSIDADE

ÁREA DE ESTUDOS